terça-feira, 30 de junho de 2009

Couve manteiga

Nome científico: Brassica oleracea L. var. acephala D.C.
Nome comum: Couve manteiga ou couve de folhas
No Japão: ケール (Keru), do inglês Kale
Nota: A couve ornamental (ornamental cabbage), tem o nome científico Brassica oleracea L. var. acephala DC. f. tricolor Hort, em japonês é 葉牡丹 (ハボタン - Habotan)、牡丹菜 (ボタンナ? - Botan'na)、花キャベツ (ハナキャベツ - Hanakyabetsu). São aqueles repolhões que enfeitam vasos no final do ano. Olhem aqui (em japonês) e aqui (em português). Mesmo nome científico, plantas completamente diferentes.

Rica em vitamina A, B1, B2, B5, C, D, E, K, ferro, enxofre, potássio, sódio, cloro, magnésio, cálcio, e pequena quantidade de fósforo. Contém mais vitamina C do que a encontrada nas frutas cítricas.

Propriedades medicinais
  • É forte remineralizante, laxante, oxidante, e boa para asma e bronquite.
  • Boa para combater as enfermidades do fígado (como a icterícia) e do estômago, os cálculos renais, biliários, as hemorroidas, a colite ulcerosa, as menstruações difíceis ou dolorosas.
  • Dá excelentes resultados contra o bócio exoftálmico.
  • Seu suco é um esplêndido vermífugo.
Gostam de muito sol, mas o calor acima de 32° não é recomendado. As couves gostam de solo frio e humoso com bilhões de minhocas e minhocuçus e névoa.

Floresce a guiné



Desabrocha a primeira florzinha, pequena e delicada.

Shimin Nouen - 市民農園



É a "fazenda do cidadão" =p Afff... Tradução tosca =p

Shimin nouen é um projeto de algumas prefeituras onde aluga-se um terreno aos cidadãos para o cultivo de uma horta por um determinado período, com o objetivo que estes tenham mais contato com a agricultura, compreendê-la melhor e obter experiências.

Achei aqui uma relação dos telefones dos Noukyou's (農協), abreviatura de Zenkoku Nougyou Kyoudou Kumiai (全国農業協同組合). Cooperativa agrícola que em inglês ficaria Japan Agricultural Cooperatives, a JA que vemos por aí.

Abobrinha

Nome científico: Cucurbita pepo L.
Nome popular: Abobrinha, abóbora de moita, abóbora de árvore
No Japão: ズッキーニ - Zukkini (que imagino que tenha vindo do italiano zucchini)

Por possuir poucas calorias é indicada em dietas de controle e perda de peso (14 cal em 100 g). Rica em Fósforo, Cálcio, Ferro e celulose, além de pequenas quantidades de vitamina A e vitaminas do Complexo B.


Semeei dia 25 de maio


31/05/2009 - Brotou *o*. Que rapidez!


04/06/2009
Nem consigo diferenciar a abóbora da abobrinha =p

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Alface

Nome Científico: Lactuca sativa
Nome Popular: Alface
No Japão: レタス - Retasu
Propriedades medicinais: Calmantes, sedativas, antiácida, anti-reumática, calmante do estômago, diurética, eupéptica, laxante (leve)
Indicações: Insônia, nervosismo, agitação, conjuntivite, reumatismo, problemas gastro-intestinais, gases

Conhecida no antigo desde o ano 4.500 a.C é a Rainha das saladas devido ao seu sabor agradável e refrescante e facilidade de preparo. Pobre em calorias, 100 gramas contém cerca de 15 calorias, porém rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas (A, C e niacina).

Existem muitos tipos de alfaces e a que mais facilmente encontramos aqui no Japão é a americana, que nunca tinha visto ou comido antes de chegar aqui. Gosto de alface, mas nunca gostei de lavar as folhas dessa "bolinha", sentia falta das alfaces crespas do Brasil. Aliás, sentia falta da feira livre do Brasil, ou pelo menos de São Paulo, porque minha cunhada catarinense não conhecia feira livre até ir morar em São Paulo.

Sempre associei alface com coisa fresca, porque ela se deteriora facilmente não podendo ser armazenada por longo tempo.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Comigo-Ninguém-Pode

Com ela ninguém pode MESMO.

Para manusear essa planta use luvas SEMPRE. O veneno de suas folhas fica nas mãos até mesmo depois que lavamos as mãos, podendo ocorrer casos de intoxicação se levarmos a mão à boca.

Evite cozinhar depois de mexer com ela também.

Já eram usadas pelos índios ticunas no preparo do veneno chamado curare.

Manjericão

Essa planta não gosta de sol direto e gosta de regas constantes.

Como já disse antes para prolongar a vida dela tem que podar os pendões floridos. O ruim é que assim fica sem sementes, mas pra ter uma nova planta basta colocar um galhinho na água que em 2 semanas, no máximo, sai um monte de raízes e aí é só plantar.



Se quiser sementes, não mexa nas flores até que comecem a adquirir um tom marrom. Para evitar que as sementes caiam no chão, corte os pendões nesta fase, e coloque sobre um prato, à sombra, para terminar a secagem. Cuidado com vento súbito que pode levar tudo embora.

Atrai muitas abelhas, algumas bem miúdas e esquisitas, mas devidamente respeitadas por aqui. Morro de medo delas.

Mais informações aqui, aqui e aqui.

Hortelã



Foto tirada ontem, ela enche a cada dia que vejo e continua sendo o meu grande orgulho =p

domingo, 21 de junho de 2009

Arruda


Até começar a cultivar eu nunca tinha visto a flor dessa planta tão fedida, cujo cheiro forte sempre me fez ficar enjoada.

Procurei por sementes e não achei. Principalmente por não ter ideia de como são, não sabia nem como procurar =p

Ganhei um monte de uma amiga e ela me ensinou onde encontrar e como retirar.

sábado, 20 de junho de 2009

Guiné

Ontem vi que começou a querer florir a que está sozinha no vaso. Ou pelo menos eu acho que vai florir =p




E esta é a pequena que está no vaso de sete ervas.


terça-feira, 16 de junho de 2009

Vaso de 7 ervas


Uma grande dificuldade aqui no Japão para poder montar o vaso de sete ervas é encontrar todas as ervas. E para procurar tem que saber o nome em japonês até mesmo pra poder encomendar, se for o caso.

Pode ser apenas superstição, mas me sinto melhor tendo uma proteção natural assim. E realmente acho que protege porque dependendo das visitas que recebo a arruda seca de uma maneira impressionante.

Pimenteira



Nome científico: Capsicum annuum
No Japão: 唐辛子 - とうがらし - Tougarashi

A pimenta é o nome comum dado a vários tipos de condimentos culinários de sabor picante.

Uma das plantas que fazem parte do vaso de 7 ervas. Sua função é dispersar mau-olhado, negatividade e até sentimentos ruins dos próprios moradores. E eu nem sabia que pimenta era erva =p

Por ser planta resistente, o povo diz que ela só se abate quando o mau olhado, do tipo seca pimenteira, é forte demais.

Contendo capsaína, substância antiinflamatória, antioxidante e liberadora de endorfina, a pimenta é indicada para pessoas que sofrem de enxaquecas ou dores de cabeça crônicas.

Rica em flavonóides e contendo mais vitamina C do que a laranja, reduz o risco de algumas doenças como câncer de próstata, catarata, diabetes e mal de Alzheimer.

Informações gerais sobre a pimenta no Wikipédia.

No Jardineiro.net ensina como cuidar de uma pimenteira.

Boas dicas de espécies, cultivo e outras informações você pode encontrar no Fórum pimentas.org. É super completo e acho muito bom para amantes da ardidinha.

E aqui um artigo interessante sobre os benefícios da pimenta na nossa saúde. Tudo em excesso faz mal, mas se for consumido moderadamente faz bem até pras hemorróidas. Ui!

A pimenta é retoricamente o último bastião de um conjunto de sete ervas, de tal modo que, para morrer, é preciso que a mandinga seja mesmo forte. Só um mau-olhado excepcional seria assim tão nefasto para se transformar num "seca-pimenteira". Rústica e resistente, a pimenteira não é, no entanto, a última a morrer num vaso de sete. Ela tem um ciclo vital determinado e, cumprido esse tempo, ela fenece, enquanto, a seu lado, estão ainda vigorosos o alecrim, a comigo e a espada-de-são-jorge, que normalmente são as três sobreviventes de um vaso originalmente com sete mudas. Há uma grande variedade de pimentas, mas as que mais se usam num vaso 7 ervas são cumari, dedo-de-moça e pimenta-de-bode.

Retirado do site Globo Rural

Manjericão


Nome científico: Ocimum basilicum
Nome popular: Manjericão, alfavaca, alfavaca-de-jardim, alfavaca-doce, basilicão, basílico, manjericão-de-molho, manjericão-doce, manjericão-grande, erva-real, alfavaca-cheirosa, alfavaca-d’américa, manjericão-branco, manjericão-de-folha-larga
No Japão: スイートバジル (Suito Badiru)

Erva da prosperidade, da riqueza e da abundância. Traz saúde e boas vibrações para as crianças.

Usada como repelente natural em jardins e hortas por causa de seu cheiro forte, eu conhecia apenas pelo uso culinário. Nunca soube a diferença de Sweet Basil e Basil, depois de algumas pesquisas vi que Sweet Basil é o nosso manjericão e Basil é a alfavaca.

A alfavaca tem as folhas maiores e o sabor mais suave (eu acho). De resto eu não vejo diferença nenhuma (opinião de leiga).

Ano passado fiz o vaso de sete ervas com alfavaca e fiquei com um pé E-NOR-ME que tapou a Espada de São Jorge =S

Guiné


Nome científico: Petiveria alliacea L.
Nomes Populares: Guiné, erva de pipi, tipi, tipi-verdadeiro, amansa senhor, mucura-caá, pipi
Em japonês: ギニアヘンウィード (Guinia Henwido) ou ムクラ (Mukura) ou ムキュリタ (Mukyurita)
Em inglês: pipi root, apacina, Congo-root, garlic weed, Guinea hen-plant, gully-root, skunk-root
Em alemão: Anamu, Mucura

No vaso de sete ervas serve para cortar o ciúme, a inveja e energias negativas que rondam o ambiente. Protege os moradores.

Plantinha tóxica enjoada pra cultivar. Ano passado ganhei dois galhinhos que não pegaram e secaram no vaso. "Roubei" uma mudinha que feneceu. As folhas ficaram brancas e acabou ficando apenas o toquinho seco =/

Espada-de-São-Jorge



Nome científico: Sansevieria Trifasciata Laurentii
Nomes populares: Espada-de-São-Jorge, Rabo-de-Lagarto, Língua-de-Sogra, Sansevéria, Bastão-de-São-Jorge, Espada-de-Ogum, Ife, Jife, Lança-de-Ogum, Lança-de-São-Jorge, Linho-Africano, Palma-de-São-Jorge
No Japão: サンセベリア (Sanseberia) ou サンスヴェリア (Sansuveria)

Suas folhas em forma de lança sugerem proteção contra as tentações e feitiços. Ela atrai sorte e afasta mau-olhado.

Planta que recebe esse nome por ter a aparência de uma espada. São Jorge é um santo cristão conhecido pelo feito de matar um temível dragão com sua espada. É chamado santo guerreiro, que enfrenta o mal e o extermina completamente.

Esta planta tem a propriedade de cortar brigas, desarmonias, combate perseguições e energia negativa originada de pessoas com gênio forte. É indicada para pessoas que não tem o poder de lutar e para pessoas que tem dificuldade de inspiração para realizar trabalhos de ordem mental. É também muito útil na defesa do lar.

Para o caso de pessoas com vícios, com gênio forte, ou tendência a provocar brigas em casa, pode-se colocar duas Espadas-de-São-Jorge cruzadas embaixo do colchão da pessoa em questão.

No caso de visitas indesejadas, coloca-se a espada atrás da porta.

Comigo-Ninguém-Pode


Nome científico: Dieffenbachia sp.
Nome popular: Comigo-ninguém-pode
No Japão: ディフェンバキア (Difenbakia) ou デヘンバキア (Dehenbakia)
Função no vaso de 7 ervas: por concentrar muita energia vital, é considerada mágica e atua contra a inveja.

Há mais de 100 variedades de plantas (tipo um antúrio) com esse nome. No Brasil, é a planta básica das 7 ervas; em Belém do Pará, segundo pesquisa recente, está presente em quase 50% das casas. As manchas brancas no meio das folhas são um aviso de perigo aos herbívoros: "Não me coma".

É muito comum ocorrer acidentes domésticos com a planta, atingindo principalmente as crianças. Nem mesmo animais podem comê-la. Nem pensar em por na boca. Nem às vezes colocar a mão porque pode ter um processo alérgico.

Comigo-ninguém-pode é planta tóxica, com efeitos dolorosos caso alguém ponha na boca, não precisando nem engolir. Basta a mastigação de um pedaço para provocar imediata reação. Em pessoas alérgicas, o simples contato com a folha é suficiente para fazer mal. Particularmente perigosa em local com criança.

Arruda


Nome científico: Ruta graveolens L, Ruta montana, Ruta sativa, Ruta hortensis, Ruta latifolia
Nomes populares: Arruda, arruda-fedorenta, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, ruta-de-cheiro-forte
No Japão: ルー (Ru) ou ヘンルーダ (Henruda) ou ルタ・グラベオレンス (Ruta Gurabeorensu)

A arruda talvez seja a planta mais antiga dentre as sete ervas.

No Evangelho de São Lucas, no capítulo 11 versículo 42 da Bíblia tem uma citação da arruda.

“Mas, ai de vocês, fariseus, porque vocês pagam o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixam de lado a Justiça e o amor de Deus. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar de lado aquilo.”

Plantinha malcheirosa é a erva preferida das benzedeiras, usada para dispersar energias confusas.

Foi uma das primeiras que comecei a cultivar e sobreviveu bravamente à minha inexperiência, a preguiça de regar e às intempéries do tempo.



Se cobriu de neve no inverno e quando vi que esta não derretia e começou a virar um gelão em cima dos vasos, resolvi jogar água quente em cima.

Alecrim



Nome científico: Rosmarinus officinalis
Nome popular: Alecrim, alecrim-de-jardim, alecrim-rosmarino, libanotis, alecrim-da-horta, alecrim-de-cheiro, alecrim-rosmarinho, alecrim-rosmarino, alecrinzeiro, erva-da-graça, rosmarino
No Japão: ローズマリー (Rozumari)

Não raro, sempre que ouço seu nome eu lembro da canção que aprendi em minha distante infância.




Apesar de não conseguir associar a planta que tenho aqui com a planta da música. As folhas não são douradas, pra mim são verdes. Podia estar falando das flores então? As flores daqui são de um roxo azulado, nada de dourado. Não entendo =p

Jibóia


12/11/2008

Nome Científico: Epipremnum pinnatum
Nomes Populares: Jibóia, jibóia-verde, era-do-diabo
No Japão: ポトス - Potosu

"Jibóia é uma planta de fácil cultivo, mesmo para aqueles que não entendem muito de jardinagem.
E segundo as pesquisas do Bill Wolverton da Nasa, ela ajuda a filtrar os COVS (compostos químicos voláteis do ar interior), e se você é fumante ela ajuda a fazer a limpeza do ar. O ideal seria você reservar um lugar para fumar (fumódromo) e distribuir os vasos dessa planta nesse local."

Li que são boas para “limpar” o ar de ambientes fechados. Plantas como a jibóia, areca, lírio da paz, são capazes de purificar o ar de uma sala de até 7 m².


17/06/2009

Comprei achando que era a comigo-ninguém-pode. Acho as folhas parecidas e pra uma pessoa, como eu, que não entende nada de nada de plantas, é fácil confundir.

Estava tão linda ano passado mas deixei queimar as folhas não colocando pra dentro no inverno, não chegou a morrer mas quase não sobrou folha nenhum, apenas um galhinho (esse que está mais comprido na foto). Comprei outra e plantei junto.

Esse ano vou ficar mais esperta e colocar pra dentro quando começar a esfriar. Agora ela tem um lugarzinho reservado na entrada =p

Maiores informações aqui.

Levante


Nome científico: Mentha spicata L.
Sinônimos botânicos: Mentha crispa L., Mentha crispata Schrad. ex Willd., Mentha pudina Buch.-Ham. ex Benth., Mentha spicata var. viridis L., Mentha viridis (L.) L.
Nomes populares: Levante, alevante, elevante, hortelã-rateiro, hortelã-vilhoça, hortelã-silvestre, hortelã peluda
No Japão: オレンジミント - Orenji minto
Indicações: anti-helmíntico, antiespasmódico, vermífugo e calmante
Outros usos: aromatizante de cerveja

Eu não conhecia, foi a Neusa que me falou dela e me deu uma mudinha. É super cheirosa e com folhas bem macias. Acho que dá pra fazer chá, né. Sei que é gostosinho pra ficar mastigando =p

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Hortelã

Nome científico: Mentha Spicatta
Nome popular: Hortelã, menta
Nome em japonês: スペアミント (Supeaminto)

De todas as minhas plantas posso dizer sem hesitar que a hortelã é a que me dá mais orgulho.

Criada a partir de um raminho "roubado" ano passado; cresceu, encheu, secou no inverno e ressuscitou na primavera. E como cresce rápido.

Estava em um vaso junto com a salsinha mas nada crescia junto com ela. Percebi que uma parte da raiz começou a sair pra fora do vaso e achei melhor isolá-la.

Pena não ter registros fotográficos dessa época, seria interessante poder acompanhar desde o comecinho mas neeeeem passou pela minha cabeça fotografar algo que eu nem sabia se ia pegar ou não. Me arrependo mas agora já é tarde.

Ela cresceu, deu folhas gigantes, deu uma secada e encheu novamente com folhas menores. Ficou muito bonita.


12/11/2008

No inverno não ficou tão cheio mas também não ficou pelado. Aguentou bravamente as geadas e a neve. Aguentou um longo período de estiagem quando eu não ia nem olhar como as plantas andavam, imagina aguar então. E nessa época de relaxo total da minha parte nem vi que ela tinha ressuscitado, quando percebi já estava assim: cheião, bonito e com folhas grandes.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Espinafre-da-nova-zelândia

Nome Científico: Tetragonia tetragonoides
Nome Popular: Espinafre-da-nova-zelândia, Espinafre
Nome em japonês: Tsuruna - 蔓菜 (つるな)

É o que eu conhecia como espinafre, tinha na horta de casa e se espalha feito praga. Uma delícia que nunca encontrei aqui no Japão. Sequer sabia o nome dele em japonês porque eu nem sabia que essa planta na verdade nem é espinafre =p

Veja detalhes da planta aqui. Em japonês aqui.

Primeiro achei que fosse o que as pessoas chamam de bertalha mas não é. A bertalha é o espinafre indiano e, pelas fotos que andei vendo, acho que nunca comi.

Nunca achei nem a planta e nem a semente vendendo por aqui. Uma pesquisada na net e o único site que achei vendendo as sementes foi aqui. Encomendei. Chegou, mas tive um probleminha que necessitou de uma ligação reclamando o não envio da mercadoria =/ Mas valeu porque me deram uma opção mais barata de envio. Depois da reclamação, chegou em 3 dias =D

Com pouquíssimas calorias e rico em vitaminas e minerais, ele é uma ótima fonte de vitamina A, C, riboflavina, B6, cálcio, ferro, magnésio, cobre e manganês , além de conter boas quantidades de tiamina, niacina, ácido pantotênico, fósforo, potássio e zinco. Parecia ser de fácil cultivo, espero ter sucesso com ela. Preciso comprar um vaso pra ela ainda =D



Pelo pacotinho a época de semear é agora, de março a agosto. Achei as sementes tão diferentes da semente do espinafre =p

Blogger template 'YellowFlower' by Ourblogtemplates.com 2008

Top image by FreeWebPageHeaders

Background image by Absolute Background Textures Archieve